26 julho 2010

32º Tanabata Matsuri da Liberdade

Há exatamente 10 anos atrás eu tinha ficado encantada com esse Festival!
O primeiro ponto da festa é a decoração. O bairro da Liberdade já é meio mágico por si só mas, fica perfeito quando esta assim... Colorido. Nem sei explicar! Me sinto feliz, alegre e sinto isso por parte das pessoas também.

As ruas são fechadas na parte principal do bairro, a decoração fica esparramada nas calçadas, postes, lojas e nas feirinhas. Até as pessoas que vão para participar da festa, acabam decorando o lugar, é tradição nesta festa, fazer pedidos em pedaços de cartolina colorida [Cada cor de cartolina representa um tipo de desejo: amor, paz, dinheiro... etc] e pedurar nos galhos dos bambus.
Pedidos pendurados! Tão lindos!
Achei a lenda no Wikipédia:
Há muito tempo, de acordo com uma antiga lenda, morava próximo da Via-Láctea uma linda princesa chamada Orihime (織姫) a "Princesa Tecelã".
Certo dia Tentei (天帝) o "Senhor Celestial", pai da moça, apresentou-lhe um jovem e belo rapaz, Kengyu (牽牛) o "Pastor do Gado" (também nomeado Hikoboshi), acreditando que este fosse o par ideal para ela.
Os dois se apaixonaram fulminantemente. A partir de então, a vida de ambos girava apenas em torno do belo romance, deixando de lado suas tarefas e obrigações diárias.
Indignado com a falta de responsabilidade do jovem casal, o pai de Orihime decidiu separar os dois, obrigando-os a morar em lados opostos da Via-Láctea.
A separação trouxe muito sofrimento e tristeza para Orihime. Sentindo o pesar de sua filha, seu pai resolveu permitir que o jovem casal se encontrasse, porém somente uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, desde que cumprissem sua ordem de atender todos os pedidos vindos da Terra nesta data.
Na mitologia japonesa, este casal é representada por estrelas situadas em lados opostos da galáxia, que realmente só são vistas juntas uma vez por ano: Vega (Orihime) e Altair (Kengyu).


Ok! É apenas uma lenda mas, acho que a essência do Festival é bonita. Só achei absurdo ter que pagar R$3 pelo pedaço de cartolina para fazer o pedido. hehehe Por mais simbólico que seja.
Acho que eu vou pedir para Deus [os meus pedidos] e agradecer por ter tido novamente a oportunidade de contemplar uma festa tão colorida, alegre e tradicional.

Uma amiga já tinha falado dessa festa também! ;D
Kiss e boa semana.

15 comentários:

  1. A festa realmente foi bonita, muita gente, muito divertido, gostei muito das fotos!
    XD

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhhh que festival lindo e colorido! Colorido??? Cihhhhh é a sua cara !!!

    3 reais a cartolina?? o lokooooo..rsss..bjokas tomo-chan!

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo tudo! e que linda a lenda *-*

    boaa semana pra ti :D

    beijoooos

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre leio a história da lenda mas sempre esqueço...
    Adorei ler de novo! ^_^
    Que os seus pedidos se tornem realidade! =)

    beijão!!

    ResponderExcluir
  5. que legal Cih! Adorei...

    menina to pensando bem eu ir no shopping paulista provar os cupcakes, se td der certo eu te aviso e agente vai sim ^^

    ResponderExcluir
  6. A festa e as cores são lindas, mas prefiro pedir a Deus minhas coisinhas ehehe!
    Bjkas....

    ResponderExcluir
  7. esse festival é lindo, sempre falo que no ano seguinte eu vou e sempre acabo por esquecer :(
    beijos
    amei as fotos.
    tudo tão coloridex *_* adoro.
    boa semana maninha.

    ResponderExcluir
  8. Que lindo.Acredita que moro em são paulo(interior mas nem é tão loje 1hr30 de carro) e nunca fui no bairro da liberdade.Gosto bastante da cultura japonesa.beijoss.

    ResponderExcluir
  9. Fala Cih.
    Eu só fui uma vez na Liberdade com uma amiga, mas não foi em nenhuma época festiva.
    Mas mesmo assim adorei lá. Entramos em uma loja que só vendia doces diferentes. Demoramos um século para escolher, no final saimos com um pacote de balas muito gostosinho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Já havia visto fotos desse festival ano passado e achei tão bonito, tudo colorido e agora através de vc li sobre a lenda que apesar de triste é mágica! Tem razão de vc ter se encantado com o Tanabata Matsuri! ^^

    ResponderExcluir
  11. Ahhh ~ eu coloquei meus pedidinhos lá no Nihon... Só que um eu coloquei no papelzinho de cor errada, será que a estrelinha vai passar batida T-T buáááá...

    beijooo

    ResponderExcluir
  12. Hey ^^

    Q fofo nunca fui acredita? e moro há 40 minutos no máximo da Liberdade.

    Xoxo

    :: Loma

    ResponderExcluir
  13. Ain, eu amo lendas! São sempre tão emocionantes! xD

    Beijão ;*

    ResponderExcluir
  14. que máximo.
    não tinha conhecimento dessa festa. realmente encantadora, ainda mais pelo significado e decoração! demais.

    beijos estalados

    ResponderExcluir
  15. aiii q vontade!! preciso ir pra liba, com festival ou sem, eu nunca fui =(

    ResponderExcluir

Me faça feliz! Comente!